Sítio Engenho Verde reforça trabalho de turismo rural pedagógico

A partir deste mês de abril, o sítio Engenho Verde, que integra o Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo, reforça seu trabalho de turismo rural pedagógico prestado às escolas do Ensino Fundamental com a inauguração de mais um espaço didático denominado Fazendinha.

“A área, usada para a criação de pequenos animais, como coelhos, mini-vacas, aves e carneiros, pode ser explorada de forma lúdica pelos pequenos visitantes e reforçar o aprendizado de conteúdos apresentados pelos professores dentro das salas de aulas”, explica a proprietária Rosâni Alba.

O Sítio é especializado na produção orgânica de frutas vermelhas orgânicas (morango e amora-preta) e há dez anos atende escolas que levam seus alunos ao local para ensinar valores de respeito ao meio ambiente e segurança alimentar. “No sistema orgânico de produção, não utilizamos insumos sintéticos como venenos ou adubos químicos. Isto, resulta na colheita de alimentos livres de resíduos tóxicos e que não fazem mal à saúde do consumidor. Também traz como resultado a preservação dos recursos naturais, a exemplo do solo, da água e da biodiversidade. São esses aspectos que procuramos mostrar, de forma simples, como agricultores, aos estudantes que nos visitam. Explicamos que o que fazemos traz benefícios para as pessoas e ao mesmo tempo ajuda a cuidar da própria natureza”, completa Rosâni.

As escolas podem agendar as vistas para permanência no sítio por meio período, pela manhã ou à tarde. Durante este tempo, os alunos vão passear pelos diversos espaços, vendo na prática como as coisas acontecem no dia a dia. Com destaque para as práticas de uso responsável da água, produção natural do adubo orgânico, conservação do solo, emprego da tecnologia do cultivo protegido (plasticultura) para a produção de frutas e hortaliças, preservação da floresta e a criação de abelhas nativas ou abelhas sem ferrão que ajudam na polinização das culturas.

A ênfase num ou outro conteúdo pode ser sugerida pelo professor ou pedagogo responsável pela turma, conta Rosâni. A conversa com os visitantes leva em conta esse interesse e também o estágio de aprendizado. “Com crianças que estão no começo do ciclo, sugerimos um passeio mais lúdico pelo Sítio. Aí é que entra a importância no novo espaço que inauguramos, com os bichos que atraem muito o interesse dos pequenos. Para aqueles estudantes que estão em fase mais adiantada, é possível reforçar o conteúdo técnico que contribui com a fixação de conhecimentos apresentados pelo professor de disciplinas como ciências e geografia, por exemplo”, detalha a agricultora.

Rosâni diz que é possível atender grupos de até 45 alunos. Segundo ela, número maior dificulta o trabalho e o aproveitamento de conteúdos pelos visitantes. O Sítio possui um restaurante com cozinha industrial. “Então, fica a opção da escola apenas contratar o nosso serviço pedagógico (e eventualmente trazer o lanche das crianças) ao preço de R$12,00, por criança, ou este mesmo serviço mais o lanche (Sanduiche, bolo e suco natural de morango e/ou amora) por R$22,00, por aluno”.

As vistas podem ser agendadas através dos telefones (41) 3656-3888 ou 9900-4888. O E-mail para contato é: turismorural@engenhoverde.com.br. A página na Internet: www.engenhoverde.com.br e ainda o facebook/chacaraengenhoverde

Comments are closed.